Atenção: Estas rotas estão a ser desenvolvidas, os seus itinerários estão sujeitos a alterações e não estão sinalizados.

Quem somos nós?

forma do logótipo branco 1

A Fundación Destino Rocío é uma fundação sem fins lucrativos, com o objetivo de promover o património cultural, artístico e histórico da Andaluzia, sempre do ponto de vista da sustentabilidade e da proteção do meio ambiente. Da mesma forma, a Fundação procura o desenvolvimento local, social e económico, a estruturação do território e a promoção tecnológica e económica das zonas mais rurais, promovendo a sua expansão nacional e internacional.

A Fundação prossegue os seguintes objectivos:

• Atenção ao património cultural dos itinerários das diferentes rotas, tanto tangível como intangível, e apoio a novos talentos artísticos no âmbito destas rotas.
  • Promoção, incentivo e gestão de serviços e estruturas de acolhimento e receção de visitantes e peregrinos.
  • A promoção das TIC aplicadas e orientadas para o desenvolvimento sustentável.
  • A promoção e o desenvolvimento dos valores do mundo da peregrinação, como a constância, a austeridade e o esforço.

A Fundação Destino Rocío tem como objetivo valorizar uma rede de caminhos e trilhos já existentes na Andaluzia, através da qual pretende incentivar o público em geral a percorrer esses caminhos de bicicleta, a cavalo ou a pé, a fim de promover o património cultural, artístico e histórico e o conhecimento e a fruição do meio ambiente. O seu objetivo é conceber, supervisionar e difundir uma série de itinerários por caminhos rurais que, partindo de diferentes pontos da Andaluzia, convergem na aldeia de El Rocío, em pleno Parque Nacional de Doñana, na província de Huelva.

Para promover e desenvolver os seus objectivos, a Fundação Destino Rocío realizou, desde a sua criação, numerosas reuniões com instituições, organizações, associações e empresas. Também realizou eventos públicos para apresentar e divulgar o projeto Senderos del Rocío.

A Fundação Destino Rocío organiza-se através do Patronato, órgão de direção e representação da Fundação.

Presidente e administrador: José Manuel Soto Alarcón
Vice-presidente e administrador: Federico Aguilar Cazorla
Secretário: A nomear.
Empregadores:
António Castaño Juncá
Javier Gonzalo Ibarra
José Luis García-Palacios Álvarez (Fundación Caja Rural del Sur).
José María Pacheco Guardiola (Fundação Konecta).
Gestor não empregador: Carlos de Juan Conejo.
Fundacion Destino Rocio Sin Claim Vertical RGB Negativo

Impulso económico para a Andaluzia

O projeto Senderos del Rocío tem como objetivo gerar um impacto económico positivo na Andaluzia, semelhante ao do Caminho de Santiago na Galiza. Pretende revitalizar grandes zonas despovoadas e com recursos limitados, promovendo o alojamento, o comércio, os serviços e a restauração ao longo dos itinerários propostos e nas zonas circundantes. Espera-se que os peregrinos sejam atraídos pelas diversas oportunidades de explorar o nosso variado território.

No fundo, trata-se de um projeto que visa ligar todos os cantos da Andaluzia à aldeia de El Rocío através de caminhos rurais acessíveis durante todo o ano e adaptados às preferências individuais.

Caminhos de El Rocío. A Andaluzia que deixa a sua marca

Trilho Garrucha-El Rocío

Trilho do Campo de Gibraltar

Em breve